domingo, 10 de outubro de 2010

Texto 1 - Como a educação se relaciona com a comunicação?

Educar é colaborar para que professores e alunos – nas escolas e organizações- transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção de sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional – do seu projeto de vida,  no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permite encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.
Todo nos educamos o tempo todo. Educamo-nos por meio das múltiplas formas de comunicação, das inúmeras interações com as pessoas que convivemos e com as instituições de que participamos. Todos nos educamos e somos educados pelos demais. Estamos sempre ensinando e aprendendo por meio de múltiplas formas de comunicação.
Educar é ajudar a compreender a si mesmo, os outros, o mundo. Educar é ajudar a compreender a si mesmo, os outros, o mundo. É um processo de desvendamento e integração de níveis mais complexos da realidade,, aprendendo a encontrar significado para o que está solto, disperso; integrando as dimensões externas e internas, passado e presente, o individual e o social. E, também é um processo de aprender a”desaprender”, a deixar de lado o que não nos serve mais, o que não nos ajuda mais a evoluir.
Educar também é ajudar a desenvolver todas as formas de comunicação, todas as linguagens: aprender a dizer-nos, a expressar-nos claramente e a captar a comunicação do outro e a interagir com ele. É aprender a comunicar-nos verdadeiramente: a ir tornando=nos mais transparentes, expressando-nos com todo o corpo, com a mente, com todas as linguagens, verbais e não verbais, com todas as tecnologias disponíveis.
Texto de Jose Manuel Moran.Curso de Mídias na Educação 2005.

11 comentários:

  1. Olá Pessoal....
    Vamos a minha reflexão sobre "Desenvolvendo Habilidades no século XXI".
    A aprendizagem centrada no aluno do século XXI difere da aprendizagem tradicional, centrada no professor, no sentido de que as duas têm abordagens diferentes para conteúdo, instruções, ambiente de sala, avaliação e tecnologia.

    Envolver os alunos em atividades de pensamento sofisticado e promover cooperação são dois comportamentos essenciais encontrados na sala de aula do século XXI.

    ResponderExcluir
  2. Para que os alunos sejam bem-sucedidos no ambiente de trabalho apenas o domínio dos conteúdos teóricos, não basta, é preciso que eles tenham a oportunidade de vivenciar ou simular experiências reais, dentre elas, mais importante que os conhecimentos, é saber interagir e relacionar com o grupo, sendo um indivíduo que saiba conviver em sociedade, tendo valores básicos de seus direitos e deveres como cidadão.

    ResponderExcluir
  3. DESENVOLVENDO HABILIDADES NO SÉCULO XXI
    No século em que vivemos, precisamos estar constantemente informados em relação as tecnologias, pois elas comandam a grande massa da população mundial, sendo necessário para uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  4. Essas habilidades estão intrinsecamente ligadas a evolução, no século passado ao se produzir um texto, a maquina de datilografar era a mais adequada para essa função, hoje a necessidade de se conhecer editores de textos para executar essa tarefa é imprescindível, conhecer e saber utilizar as novas tecnologias realmente é uma das habilidades para sec. XXI, mas só isso não basta, nesta sociedade individualista que o aperto de mão é substituído pela sombra de uma imagem no programas de relacionamento, precisamos de alunos mais humanos, humanos hi tec.

    ResponderExcluir
  5. Queridos, segue meu singelo comentário quanto as habilidades do séc. XXI.

    Hoje notamos que para obtermos um melhor aproveitamento em sala de aula devemos estar “ligados” às novas tecnologias. Nossos alunos possuem conhecimentos que, para alguns de nós não é palpável, assim, a reciclagem de conhecimentos e habilidades é essencial para que possamos oferecer uma melhor aula.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Para que possamos acompanhar as mudanças tecnológicas, precisamos estar sempre nos atualizando, pois tanto no mercado de trabalho, nas casas e na escola a comunicação multimídia é cada vez mais comum.

    ResponderExcluir
  7. O que os alunos precisam saber para serem bem sucedidos na sociedade é identificar e explorar suas habilidades tecnológicas mantendo-se informados para o século XXI resolvendo problemas e criando novas ideias, proporcionando possibilidades de entretenimentos.

    ResponderExcluir
  8. A internet como meio de comunicação global, dividindo, formando e convencendo pessoas ao redor do mundo.

    ResponderExcluir
  9. A aprendizagem centrada no século XXI difere da aprendizagem tradicional, centrada no professor, no sentido de que as duas têm abordagens diferentes para conteúdo, instruções,ambiente de sala, avaliação e tecnologia.
    O professor deve desenvolver nos alunos a responsabilidade , gerenciamento, curiosidade, criatividade, Identificação de Problemas, Formulação e Solução.

    ResponderExcluir
  10. No século XXI, fazer uso das novas tecnologias é importante, já que as mesmas são conhecimentos básicos para qualquer profissão a partir de agora.

    ResponderExcluir
  11. MÓDULO 1- DESENVOLVENDO HABILIDADES DO SÉCULO XXI

    Para ajudar o aluno a alcançar níveis de total participação em sua comunidade, os professores devem concentrar-se nas habilidades para o século XXI relacionadas abaixo, as quais ajudarão o jovem a adaptar-se às constantes mudanças na sociedade e na tecnologia.

    Abraços!!!!

    ResponderExcluir