quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Paulo Freire

"Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Está é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado."

7 comentários:

  1. “Desenvolvendo habilidades do Século XXI”
    Marisa prof. História.
    Comentários:
    Essas abordagens centradas no aluno para o século XXI mudam o comportamento dos alunos e dos professores; a parceria é estimulada e a motivação não depende somente do professor.
    Tanto os conteúdos, acesso à Informação, ambiente de sala de aula, avaliação e tecnologia são diferentes e tornam-se mais leves e agradáveis. Os alunos teriam que ser os protagonistas de suas vidas acadêmicas e mudar suas atitudes diante das aulas, do aprender de forma mais autônoma.
    Descobrir e desenvolver seus talentos, interagir com maior autoconfiança, mais ativo e não depender tanto do professor.

    ResponderExcluir
  2. Habilidades para o século XXI Atividades realizadas
    Responsabilidade e Adaptabilidade

    (Se o problema persiste em solução de continuidade é porque não se aprendeu) Adaptar-se às normas da Escola de forma consciente, sem a mera obediência. Ser responsável por seus atos à medida que é cobrado em suas atitudes.
    Boa comunicação (oral, escrita e multimídia)
    (Experimentar a linguagem teatral, a corporal e conhecer a leitura consagrada) O aluno deve ter leitura de mundo e alfabetização coerente com a sua necessidade no trabalho e na vida.
    Criatividade e Curiosidade Intelectual
    (não deixar perder a receptividade, saber conversar e ouvir)
    A sala de aula como ambiente de novas respostas, de diálogo para recepcionar o novo, a aula dialógica respeitosa.
    Pensamento Crítico e Pensamento Sistêmico
    (fazer interligações entre sistemas de idéias); não ter medo de pensar. Há a necessidade de leituras densas e exercícios com maior complexidade para a obtenção de raciocínio lógico e sistêmico.
    Alfabetização Tecnológica e de Mídia

    Aulas na Informática com pesquisa e produção de textos no Word e filmes relacionados ao material pesquisado.
    Habilidades de Relacionamento e de Colaboração
    O aluno aprende a colaborar com o professor e seu colega ao ser solicitado em trabalhos de apresentação e ao viver o exemplo do professor que conversa, ouve e chama para o diálogo.
    Identificação de Problemas, Formulação e Solução.

    O desafio fica com o professor ao ter que problematizar uma situação teórica e fazê-la chegar a uma solução prática da turma. Os desafios, os exercícios que pedem uma formulação de sentença matemática, uma solução real e o desenvolver o raciocínio solicitado.
    Autodirecionamento

    Fazer o aluno usar o que aprendeu. Usar o conhecimento de todas as disciplinas sem separá-las. Ter domínio sobre o que aprende.
    Responsabilidade Social Sentir-se parte de uma sociedade que muda;
    A sua responsabilidade como cidadão que
    vota. Conhecer o mundo em que ele nasceu
    através da história e da geografia e saber
    fazer suas escolhas com maior consciência.

    ResponderExcluir
  3. As habilidades do século XXI,tornam-se desafiadoras,pois é algo que temos que inserir no cotidiano do aluno,e nem sempre ele aceita,mas temos nos adaptar.

    ResponderExcluir
  4. É fundamental o domínio das habilidades tecnológicas para que haja uma boa inserção neste mundo globalizado onde a circulação de informações, mercadorias e capitais acontece em tempo real em um clik de um botão

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal....
    acerca do texto acredito que o uso da tecnologia veio para ajudar-nos na nossa prática educacional, uma vez que com o crescente avanço da globalização e a informatização, precisamos evoluirmos juntos para acompanhar de perto tudo de bom que esta tecnologia nos oferece de forma democrática, gratuita e expansiva

    ResponderExcluir
  6. Oi..
    De acordo com o texto é muito importante ter domínio das habilidades e identificar os recursos de multimídias, explorando o software e slides, para que possa melhorar o desempenho nesse século tão tecnológico.

    ResponderExcluir
  7. Otimo, só poderia ser de Paulo Freire a consciencia do aprendizado e evolução diaria do professor com a sua missão, não apenas como professor, mas como ser humano, antes de qualquer coisa.

    ResponderExcluir